Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe é o estado que mais aderiu ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo 10 de Julho 16H:22
COTIDIANO

Sergipe é o estado que mais aderiu ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo

Sessenta e seis municípios sergipanos já fizeram a adesão, o que corresponde a 88% do total

Sergipe lidera o ranking do Brasil entre os estados com maior percentual de municípios participantes ao Pacto?Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos. De acordo com o levantamento divulgado pelo Ministério da Educação e da Cultura (MEC), na terça-feira, 9, dos 75 municípios sergipanos, 66 fizeram a adesão, ou seja, 88% das redes municipais de Educação. Em segundo lugar aparece o estado de Alagoas, com 85,3%, seguido do Ceará em terceiro, com 84,2% de adesão.

O denominado Pacto EJA é uma aliança firmada em regime de colaboração entre a União, o Distrito Federal e os municípios e congrega ações de articulação intersetorial, que são implementadas com a participação de diferentes ministérios, da sociedade civil organizada, dos organismos internacionais e do setor produtivo.

Os objetivos do pacto são superar o analfabetismo e elevar a escolaridade de jovens, adultos e idosos; ampliar a oferta de matrículas da educação de jovens e adultos (EJA) nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; e ampliar a oferta da EJA integrada à educação profissional.

Em Sergipe, o pacto a agrega as atividades do Governo do Estado, que abrangem desde a ampliação da matrícula da Educação de Jovens e Adultos, cujo período de matrícula acontece de 9 a 19 de julho, além das estratégias de Busca Ativa Escolar e do Programa Sergipe na Idade Certa (ProSIC) de distorção da idade/série.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, Sergipe trabalha para ofertar uma educação de qualidade para que mais sergipanos estejam alfabetizados, que recomecem e concluam seus estudos. “A mudança dessa realidade está na democratização do acesso à matrícula, no fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, nos avanços da Busca Ativa Escolar no regime de colaboração dos municípios, que é muito importante neste processo. O EJA engrandece e oportuniza a milhares de jovens e adultos a oportunidade de recomeçar, a concluir os estudos e terem maiores oportunidades de ingresso no mercado de trabalho”, destacou.

O Serviço da Educação de Jovens e Adultos (Seja) da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura foi criado em 2007 com o intuito de trabalhar diretamente com a modalidade, para garantir os direitos educativos da população com 15 anos ou mais que não teve acesso ou interrompeu estudos antes de concluir a educação básica.

Dados do Núcleo Gestor de Matrícula da Seduc apontam que, no primeiro semestre de 2024, a rede estadual atendeu a um público de 13.150 estudantes, 2.718 dos quais foram da EJA – ensino fundamental e 10.432 da EJA – ensino médio. No universo das 319 escolas estaduais, a EJA está presente em 169 unidades, sendo 37 ofertando o ensino fundamental e 132 do ensino médio.

Em abril de 2024, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgou a queda no analfabetismo em Sergipe, de 223 mil (em 2019) para 204 mil (em 2023). A taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade em Sergipe recuou de 11,7% para 11,2% entre 2022 e 2023, correspondendo a uma queda de 0,5 ponto percentual (p.p.). Foi a quinta queda consecutiva do indicador, sendo a menor taxa registrada da série histórica iniciada em 2016, quando era 13,9%. Ainda segundo a Pnad Contínua, Sergipe tem a quarta maior taxa de escolarização (92,3%) das pessoas de 15 a 17 anos de idade do Nordeste, superando, além da taxa da região (91,4%), a nacional (91,9%). No ranking do Brasil, ficou na nona posição.

Números nacionais

O Nordeste é a região onde mais municípios aderiram com 75,8% de participação. Ao todo, 2.651 municípios brasileiros e 21 secretarias estaduais já fazem parte da política, o que representa 47,4% das redes de ensino do país. A região Norte registrou 52,4% de municípios participando da política, seguida do Sudeste, com 40%; do Centro-Oeste, com 28,3%; e da região Sul, com 19,7%.

Além do Distrito Federal, já fizeram o processo de adesão os seguintes estados: Amapá, Acre, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Tocantins, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Pará, Alagoas, Ceará e São Paulo.

Prosic

As experiências exitosas do Programa Sergipe na Idade Certa (Prosic) foram destaques recentemente pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com os avanços do programa estadual que visa à correção do fluxo escolar de alunos que estão na idade em distorção com a série que deveriam cursar.

Em 2019, o Censo Escolar apontava que o estado apresentava uma distorção de 46,1% em 2019 entre estudantes nessa fase do ensino fundamental. Em 2023, Sergipe reverteu o quadro, fez o dever de casa junto ao Prosic e conseguiu reduzir nesta fase para 27,2%, ou seja, uma queda positiva de 18,9 pontos percentuais.

Com mais turmas abertas e alunos enturmados no Prosic, além da ampliação do regime de colaboração com os municípios, a previsão é de que os dados continuem em queda positiva.

Em 2024, os números do Prosic aumentaram de 168 escolas atendidas para 174 escolas da rede, beneficiando 465 turmas divididas em ensinos fundamental e médio; ou seja, são mais 12.900 alunos que participam das estratégias que garantem os avanços na aprendizagem de forma mais equitativa e adequada à idade.

*Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi

Foto: Wanderley Pessoa

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.